Nunca como agora as preocupações ambientais estiveram tão em voga e a forma como consumimos moda está, aos poucos, a tornar-se cada vez mais ecológica, havendo cada vez mais pessoas a preocuparem-se com o impacto que esta indústria tem no mundo.

A máxima “menos é mais” tem vindo a ganhar terreno nesta indústria – “(…) quanto menos impacto tivermos no nosso planeta, mais benefícios serão gerados para os negócios, pessoas e natureza” (Lee & Magnus, 2021).

Uma das formas de tornarmos a indústria da moda mais sustentável é através da circularidade. É necessário que as empresas reformulem a sua forma de agir e passem a utilizar um conjunto de estratégias que reduzam o desperdício têxtil e tornem mais eficientes os recursos que têm à mão.

Apesar dos esforços de alguns players, sabe-se que “até 12% das fibras ainda são descartadas aquando a produção dos produtos, 25% das roupas não são vendidas e menos de 1% dos produtos são reciclados” (Lee & Magnus, 2021).

Por isso, é necessário um esforço de todos nós!

Das empresas/marcas, dos consumidores e de todos os stakeholders que contribuem para a cadeia de valor.

 

O que é que podes fazer para, também tu, contribuíres para a circularidade no mundo da moda:

 

  1. Redução

Opta por adquirir peças versáteis e intemporais – vais ver que diminuirás a quantidade de roupa que precisas de adquirir, o que se refletirá no declínio da sazonalidade destas.

  1. Recicla/ Reforma

Sabias que podes dar uma nova vida às peças de roupa com que já não te identificas?

Cada vez mais pessoas fazem pequenos ajustes nas suas roupas e/ou acessórios para que estes vão ao encontro dos seus gostos.

  1. Doa ou vende

Sabes aquelas peças de roupa que tens vindo a acumular ao longo dos anos no teu guarda-roupa e que já não fazem parte do teu leque de escolhas?

Não vale a pena deixá-las a um canto! Dá-lhes uma nova vida. Este pequeno gesto fará com que poupes dinheiro e tempo, para além de poder ajudar outra pessoa.

  1. Dá oportunidade a peças de coleções passadas

Como referimos, 25% das peças de roupa nunca chegam a conhecer um dono.

Ora, apesar de já terem consumido recursos para serem produzidas, muitas vezes acabam esquecidas nos armazéns dos lojistas. No pior dos cenários, estes produtos são destruídos! Mas estão novos, bons e atuais! Já viste a oportunidade que estamos, todos nós, a perder?

Sabias que algumas marcas chegam a queimar o seu stock excedentário? Consegues perceber o impacto que isto tem no nosso planeta?

 

A circularidade vai ser uma das grandes tendências dos próximos anos (esperemos que durante muitos e muitos anos)!
E ainda bem… porque se continuarmos a adotar os mesmos comportamentos que temos vindo a adoptar até agora e as empresas/marcas continuarem a produzir coleções atrás de coleções, daqui a uns anos o planeta não aguenta!

E tu, vais ficar fora desta tendência?

Deixe uma resposta

×

Olá!

× Em que podemos ajudar?